

NOSSO AMBIENTE É REALMENTE MARAVILHOSO. sEUS ASPECTOS SAO ARTES QUE SOMENTE A NATUREZA É CAPAZ DE DESENHAR.



IMAGENS DO RIO PELOTAS - LOCAL DA
USINA HIDRELÉTRICA BARRA GRANDE EM PINHAL DA SERRA -RS

IMAGENS DO RIO PELOTAS - LOCAL DA
USINA HIDRELÉTRICA BARRA GRANDE EM PINHAL DA SERRA -RS
Imagens do rio pelotas no dia 28 de setembro de 2009 - dia de muita chuva
Usina Hidrelétrica Barra Grande -

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1.0. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
1.1. Escola : E.E. E. Médio São Paulo De Tarso
1.2. Endereço: Rua Natalino Giordano, 1551- Fone (54) 616 2009
1.3. Município : Pinhal Da Serra
1.4. Coordenadoria de Educação: 23ª
1.5. Diretor: Ademar L.
1.6. Coordenação do Projeto : Clarice K e Sandra A.
1.7. Nível de Ensino : Ensino Fundamental – séries finais
1.1. Escola : E.E. E. Médio São Paulo De Tarso
1.2. Endereço: Rua Natalino Giordano, 1551- Fone (54) 616 2009
1.3. Município : Pinhal Da Serra
1.4. Coordenadoria de Educação: 23ª
1.5. Diretor: Ademar L.
1.6. Coordenação do Projeto : Clarice K e Sandra A.
1.7. Nível de Ensino : Ensino Fundamental – séries finais
1.8. Data: junho, 2004.
2.0. TEMA
O NOSSO LIXO É UM LUXO
2.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
O LIXO NA ESCOLA
3.0. OBJETIVOS
Ø Conscientizar alunos, professores e funcionários que o lixo é um conjunto de resíduos sólidos feitos de materiais que podem ser aproveitados para economizar os recursos naturais;
Ø Conhecer os ciclos que a natureza dispõe, onde nada se cria, nada se perde, tudo se transforma;
Ø Sensibilizar os alunos da necessidade de conservar a natureza, mantendo a escola limpa;
Ø Aprender a reciclar o papel, confeccionando cartões e cartazes;
Ø Pesquisar a fabricação do papel, a quantidade de árvores necessárias para a fabricação do papel;
Ø Visitar uma fábrica de celulose, conhecendo como é fabricado o papel;
Ø Conhecer os símbolos de reciclagem usados no mundo inteiro;
Ø Envolver a comunidade escolar no projeto com a finalidade de manter as residências e a escola limpas;
Ø Embelezar a escola através de uma coleta seletiva de lixo, realizada na própria escola, não depositando qualquer espécie de lixo no pátio da escola.
Ø Oportunizar a realização de oficinas de serigrafia (seu Jairo-polícia fez), estética(unhas, banho de creme nos cabelos), sabão caseiro com o dinheiro arrecadado com a comercialização do lixo;
Ø Realizar gincanas envolvendo toda a comunidade estudantil.
Ø Comercializar o lixo selecionado, empregando os recursos na própria escola através da participação direta dos alunos.- foi comprado aparelho de som , construído outro parquinho para as crianças, construído armários,bancos ao redor da escola, comprado cadernos e lápis para os carentes.
4.0. JUSTIFICATIVA
“ A natureza não conhece o significado da palavra resíduo.”
(Autor desconhecido)
“ Nada é mais imperativo e urgente do que inverter este processo de morte da vida natural, desencadeando uma terceira revolução, a ecológica, para que a vida sobreviva.” Darcy Ribeiro
Tendo em vista que o lixo é um conjunto de resíduos provenientes de várias fontes, relacionado com as diferentes atividades do homem em seu dia-a-dia, o qual produz diferentes resíduos na forma sólida, líquida e gasosa, sendo que nem todo o lixo é coletado, sendo depositado, irresponsavelmente, na terra, nos rios, córregos ou mesmo depositado em lixões. Sabemos que toda e qualquer estratégia que não envolva diretamente a escola, tende ao fracasso, pois esta que é uma entidade fomentadora de idéias, sendo, portanto, indiretamente responsável por ações de conscientização e preservação do meio ambiente, a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Assim, compete a nós, educadores buscarmos propostas onde a defesa ecológica do nosso meio ambiente seja sempre reconhecida como compromisso primordial da educação.
AREAS ENVOLVIDAS
Ø Agricultura
Ø Artes
Ø Língua Portuguesa
Ø Ciências Naturais
Ø Geografia
Ø Educação Religiosa
CONTEÚDOS
Ø Agricultura
Compostagem
Reunir o lixo orgânico e depositá-lo na horta, realizando a compostagem;
Selecionar o lixo sólido em embalagens adequadas para ser reciclado ou comercializado pela escola.
Estudar os símbolos de reciclagem presentes nas embalagens.
Promover campanhas em nível da escola e município.
Ø Artes
Reciclagem do papel
Confecção de cartazes, placas
Confeccionar e pintar lixeiras
Ø Língua Portuguesa
Estudo de textos integrados com ciências
Debates
Descrição do ambiente
Textos informativos sobre o lixo.
Ø Ciências
Problemas do lixo, considerando sua disposição e destino
Tempo de decomposição de diferentes materiais
Conservação da terra e de seus mananciais
Doenças causadas pelo lixo
Ø Geografia
Passeio pelas ruas, observando a disposição do lixo,
Realizar o mapeamento dos lugares mais sujos
Formas para manter o ambiente limpo
Produção de celulose
Ø Educação Religiosa-
Carta da Terra
Amor à natureza
O lixo e sua relação com a água
ATIVIDADE DE LANÇAMENTO
Passeio pelo pátio da escola e pelas ruas, observando a disposição do lixo.
Reunião do Círculo de Pais e Mestres, na qual foi explanado o problema do lixo a toda comunidade escolar, lançando o projeto.
ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Ø Passeio pelas ruas próximas à escola
Ø Uso da compostagem
Ø Pesquisa sobre os tipos de lixo produzido na comunidade escolar, realizando a classificação em seco e orgânico; tipos de lixo( doméstico, hospitalar,etc)
Ø Simbologia existente nas embalagens
Ø Período para decomposição do lixo
Ø Lixo e contaminação dos mananciais
Ø Seleção e classificação do lixo
Ø Doenças causadas pelo lixo;
Ø Cálculos e problemas matemáticos;
Ø Textos: ( leitura, interpretação, produção textual)
Ø Trabalhos artesanais com materiais reaproveitados ou reciclados
Ø Estudo do ambiente onde moramos, com mapeamento dos locais onde há maior depósito de lixo
Ø Construção de tabelas
Ø Conservação da natureza, considerando os ciclos normais para decomposição do lixo
Ø Carta da Terra
Ø Reciclagem do papel
Ø Visita a uma fábrica de celulose- Cambará do Sul
Ø Confecção de cartazes, placas, panfletos para distribuição na comunidade
Ø Confecção de lixeiras
Ø Formas para preservação do ambiente
Ø Aquisição de sementes para horta através da venda do sabão produzido nas oficinas;
Ø Realização de oficinas de estética e de higiene pessoal, nas quais os alunos realizaram manicure, tratamento capilar, serigrafias em camisetas, aprenderam a fazer sabão caseiro, entre outras oficinas.
Ø Realização de uma gincana , envolvendo o tema do lixo e da água.
Observação : O lixo arrecadado na gincana foi comercializado, totalizando R$ 2.600,00, sendo os recursos serão aplicados na escola através de um orçamento participativo feito com os alunos da Educação Infantil a 8 ª série.
RECURSOS
Embalagens para separar o lixo
Lixo
Recursos humanos: professores, funcionários, alunos, pais
Lixeiras dispostas em diversos locais
Textos, revistas, jornais
Material de uso comum
Informativo do município
Cartazes, faixas, etc
O recurso essencial para o desenvolvimento deste projeto é o comprometimento dos alunos, professores, buscando a conscientização de toda a comunidade.
PRODUTO FINAL
Realizar uma campanha para coleta seletiva do lixo, envolvendo a família do educando e toda a comunidade, a partir de uma visita nas famílias com distribuição de panfletos, sendo a escola a receptora do material, realizando a seleção e a comercialização do lixo, empregando em interesses do educando.
BIBLIOGRAFIA
Revista SUPERINTERESSANTE, setembro de 2000- Nada se perde
LUZ, Sônia Regina Delary. Educação Ambiental na Família e na Escola- Conhecer para amar e proteger. LEW, 2ª edição, Tapera-RS, 2003.
Caderno Pedagógico Meio Ambiente: Problemas que precisamos resolver. Programa de Educação Ambiental Formal. URI- Campus de Erechim
2.0. TEMA
O NOSSO LIXO É UM LUXO
2.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
O LIXO NA ESCOLA
3.0. OBJETIVOS
Ø Conscientizar alunos, professores e funcionários que o lixo é um conjunto de resíduos sólidos feitos de materiais que podem ser aproveitados para economizar os recursos naturais;
Ø Conhecer os ciclos que a natureza dispõe, onde nada se cria, nada se perde, tudo se transforma;
Ø Sensibilizar os alunos da necessidade de conservar a natureza, mantendo a escola limpa;
Ø Aprender a reciclar o papel, confeccionando cartões e cartazes;
Ø Pesquisar a fabricação do papel, a quantidade de árvores necessárias para a fabricação do papel;
Ø Visitar uma fábrica de celulose, conhecendo como é fabricado o papel;
Ø Conhecer os símbolos de reciclagem usados no mundo inteiro;
Ø Envolver a comunidade escolar no projeto com a finalidade de manter as residências e a escola limpas;
Ø Embelezar a escola através de uma coleta seletiva de lixo, realizada na própria escola, não depositando qualquer espécie de lixo no pátio da escola.
Ø Oportunizar a realização de oficinas de serigrafia (seu Jairo-polícia fez), estética(unhas, banho de creme nos cabelos), sabão caseiro com o dinheiro arrecadado com a comercialização do lixo;
Ø Realizar gincanas envolvendo toda a comunidade estudantil.
Ø Comercializar o lixo selecionado, empregando os recursos na própria escola através da participação direta dos alunos.- foi comprado aparelho de som , construído outro parquinho para as crianças, construído armários,bancos ao redor da escola, comprado cadernos e lápis para os carentes.
4.0. JUSTIFICATIVA
“ A natureza não conhece o significado da palavra resíduo.”
(Autor desconhecido)
“ Nada é mais imperativo e urgente do que inverter este processo de morte da vida natural, desencadeando uma terceira revolução, a ecológica, para que a vida sobreviva.” Darcy Ribeiro
Tendo em vista que o lixo é um conjunto de resíduos provenientes de várias fontes, relacionado com as diferentes atividades do homem em seu dia-a-dia, o qual produz diferentes resíduos na forma sólida, líquida e gasosa, sendo que nem todo o lixo é coletado, sendo depositado, irresponsavelmente, na terra, nos rios, córregos ou mesmo depositado em lixões. Sabemos que toda e qualquer estratégia que não envolva diretamente a escola, tende ao fracasso, pois esta que é uma entidade fomentadora de idéias, sendo, portanto, indiretamente responsável por ações de conscientização e preservação do meio ambiente, a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Assim, compete a nós, educadores buscarmos propostas onde a defesa ecológica do nosso meio ambiente seja sempre reconhecida como compromisso primordial da educação.
AREAS ENVOLVIDAS
Ø Agricultura
Ø Artes
Ø Língua Portuguesa
Ø Ciências Naturais
Ø Geografia
Ø Educação Religiosa
CONTEÚDOS
Ø Agricultura
Compostagem
Reunir o lixo orgânico e depositá-lo na horta, realizando a compostagem;
Selecionar o lixo sólido em embalagens adequadas para ser reciclado ou comercializado pela escola.
Estudar os símbolos de reciclagem presentes nas embalagens.
Promover campanhas em nível da escola e município.
Ø Artes
Reciclagem do papel
Confecção de cartazes, placas
Confeccionar e pintar lixeiras
Ø Língua Portuguesa
Estudo de textos integrados com ciências
Debates
Descrição do ambiente
Textos informativos sobre o lixo.
Ø Ciências
Problemas do lixo, considerando sua disposição e destino
Tempo de decomposição de diferentes materiais
Conservação da terra e de seus mananciais
Doenças causadas pelo lixo
Ø Geografia
Passeio pelas ruas, observando a disposição do lixo,
Realizar o mapeamento dos lugares mais sujos
Formas para manter o ambiente limpo
Produção de celulose
Ø Educação Religiosa-
Carta da Terra
Amor à natureza
O lixo e sua relação com a água
ATIVIDADE DE LANÇAMENTO
Passeio pelo pátio da escola e pelas ruas, observando a disposição do lixo.
Reunião do Círculo de Pais e Mestres, na qual foi explanado o problema do lixo a toda comunidade escolar, lançando o projeto.
ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Ø Passeio pelas ruas próximas à escola
Ø Uso da compostagem
Ø Pesquisa sobre os tipos de lixo produzido na comunidade escolar, realizando a classificação em seco e orgânico; tipos de lixo( doméstico, hospitalar,etc)
Ø Simbologia existente nas embalagens
Ø Período para decomposição do lixo
Ø Lixo e contaminação dos mananciais
Ø Seleção e classificação do lixo
Ø Doenças causadas pelo lixo;
Ø Cálculos e problemas matemáticos;
Ø Textos: ( leitura, interpretação, produção textual)
Ø Trabalhos artesanais com materiais reaproveitados ou reciclados
Ø Estudo do ambiente onde moramos, com mapeamento dos locais onde há maior depósito de lixo
Ø Construção de tabelas
Ø Conservação da natureza, considerando os ciclos normais para decomposição do lixo
Ø Carta da Terra
Ø Reciclagem do papel
Ø Visita a uma fábrica de celulose- Cambará do Sul
Ø Confecção de cartazes, placas, panfletos para distribuição na comunidade
Ø Confecção de lixeiras
Ø Formas para preservação do ambiente
Ø Aquisição de sementes para horta através da venda do sabão produzido nas oficinas;
Ø Realização de oficinas de estética e de higiene pessoal, nas quais os alunos realizaram manicure, tratamento capilar, serigrafias em camisetas, aprenderam a fazer sabão caseiro, entre outras oficinas.
Ø Realização de uma gincana , envolvendo o tema do lixo e da água.
Observação : O lixo arrecadado na gincana foi comercializado, totalizando R$ 2.600,00, sendo os recursos serão aplicados na escola através de um orçamento participativo feito com os alunos da Educação Infantil a 8 ª série.
RECURSOS
Embalagens para separar o lixo
Lixo
Recursos humanos: professores, funcionários, alunos, pais
Lixeiras dispostas em diversos locais
Textos, revistas, jornais
Material de uso comum
Informativo do município
Cartazes, faixas, etc
O recurso essencial para o desenvolvimento deste projeto é o comprometimento dos alunos, professores, buscando a conscientização de toda a comunidade.
PRODUTO FINAL
Realizar uma campanha para coleta seletiva do lixo, envolvendo a família do educando e toda a comunidade, a partir de uma visita nas famílias com distribuição de panfletos, sendo a escola a receptora do material, realizando a seleção e a comercialização do lixo, empregando em interesses do educando.
BIBLIOGRAFIA
Revista SUPERINTERESSANTE, setembro de 2000- Nada se perde
LUZ, Sônia Regina Delary. Educação Ambiental na Família e na Escola- Conhecer para amar e proteger. LEW, 2ª edição, Tapera-RS, 2003.
Caderno Pedagógico Meio Ambiente: Problemas que precisamos resolver. Programa de Educação Ambiental Formal. URI- Campus de Erechim
RESGATE HISTÓRICO DO RIO “ARROIO DO ENGENHO” NO MUNICÍPIO
DE PINHAL DA SERRA
APRESENTANDO:
CLARÍCE
REGIÃO DO ESTUDO
1- MUNICÍPIO:
PINHAL DA SERRA-RS
Aproximadamente: 3.000 Habitantes
2- ESCOLAS ENVOLVIDAS:
Este projeto integrou 03 escolas estaduais e 04 municipais.
3- PÚBLICO
O trabalho contou com a participação de 10 professores da rede municipal e 20 da rede estadual, integrando 396 alunos.
OBJETIVOS
Ø Resgatar e registrar a história dos diversos usos do rio no passado, contrapondo com os dias atuais;
Ø Construir conhecimentos em torno das inter-relações existentes entre o homem e natureza;
Ø Identificar as interferências antrópicas que influenciaram na qualidade da água do rio;
Ø Sensibilizar a comunidade local, a fim de conservar e proteger este ecossistema
PLANEJAMENTO DO PROJETO
Fig. Grupo de Professores da Escola São Paulo de Tarso reunidos a fim de planejarem as atividades do projeto
O trabalho em torno do projeto procurou envolver as diversas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Artes, História e Geografia, integrando professores das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Os alunos realizaram uma visita a um trecho do rio
Identificaram a flora da região
Os Alunos construiram uma maquete
Resgate da história dos moinhos que funcionavam com a força da água
Alunos visitaram o antigo moinho
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Alunos produzindo os textos para o elaboração do livro
FRUTOS DO TRABALHO
A execução do projeto colaborou para:
Ø O registro sistemático da história do rio, através da produção do livro “ARROIO DO ENGENHO- Um passado que construiu o presente” , destacando-se a história dos tanques das serrarias, da usina- a geração de energia- , dos moinhos e também um capítulo sobre outros fatos históricos do município;
Ø A valorização deste rio a partir do seu passado, o que hoje ele representa e no que poderá se transformar no futuro, como uma área de lazer, um cartão-postal do município;
Ø Conscientização frente aos problemas de poluição das águas do rio.
.............................ANEXO 6- RELATÓRIOS DA PESQUISA
Relatórios elaborados pelos grupos sob a orientação da professora Sirlene, com a revisão da professora Clarice, envolvendo as disciplinas de história e língua portuguesa.
USINA
O Arroio do Engenho, há tempos atrás, dispunha de uma usina que produzia energia elétrica para a população do Pinhal da Serra. Segundo depoimentos do senhor José Adib, João Bernardo e Natalino Nunes.
A Usina de Pinhal da Serra, embora haja certas divergências, começou a funcionar depois de 1943 e antes de 1950, mas provavelmente em 1948. A energia era gerada através de uma turbina e um gerador instalados numa área mais baixa do rio. Para represar a água foi construída uma barragem de pedras, com um desvio de mais ou menos 150 metros. Todas as noites o cano era aberto e então a força da água girava a turbina com bastante força, que com a ajuda de uma correia girava uma pulia no gerador trifásico, o qual por sua vez gerava a energia, chegando até as casas através de postes e fios elétricos, atendendo quase todas as casas da Vila de Pinhal da Serra.
Os habitantes da cidade pagavam a energia por lâmpada que mantinham nas residência, sendo que o valor correspondia a um cruzeiro por bico de luz. Naquela época não existiam eletrodomésticos, pois a energia era fraca, de cor amarelada, incapaz de funcionar um motor. Assim, a comunidade só dispunha de uma televisão ligada à bateria, de propriedade do senhor Aristides Paganella. Os rádios funcionavam à pilha e quem tinha geladeira, a mesma era a gás ou a querosene.
Para a implantação desta usina, o senhor Bernardo Pereira comprou o gerador, sendo então o proprietário. Mais tarde ele vendeu para o senhor João Leite do Prado. O responsável pelo ligamento e desligamento do motor e fechamento das comportas era o senhor João Bernardo Borges, o qual ainda habita em Pinhal da Serra e pôde nos contar a história da usina. Segundo ele, a luz era ligada às dezoito horas e desligada às vinte e duas horas, normalmente, sendo que em época de cheias, quando chovia bastante, o reservatório ficava cheio era possível deixar a luz ligada a noite inteira.
A usina do Arroio do Engenho abasteceu a comunidade pinhalense até a década de oitenta (1984), quando foi instalada a luz da Rio Grande Energia. Com certeza não era tão potente quanto a que temos hoje, mas muito contribuiu para a permanência das pessoas na localidade e também representou o aproveitamento da água como recurso, sem prejudicar o meio ambiente.
Relatórios elaborados pelos grupos sob a orientação da professora Sirlene, com a revisão da professora Clarice, envolvendo as disciplinas de história e língua portuguesa.
USINA
O Arroio do Engenho, há tempos atrás, dispunha de uma usina que produzia energia elétrica para a população do Pinhal da Serra. Segundo depoimentos do senhor José Adib, João Bernardo e Natalino Nunes.
A Usina de Pinhal da Serra, embora haja certas divergências, começou a funcionar depois de 1943 e antes de 1950, mas provavelmente em 1948. A energia era gerada através de uma turbina e um gerador instalados numa área mais baixa do rio. Para represar a água foi construída uma barragem de pedras, com um desvio de mais ou menos 150 metros. Todas as noites o cano era aberto e então a força da água girava a turbina com bastante força, que com a ajuda de uma correia girava uma pulia no gerador trifásico, o qual por sua vez gerava a energia, chegando até as casas através de postes e fios elétricos, atendendo quase todas as casas da Vila de Pinhal da Serra.
Os habitantes da cidade pagavam a energia por lâmpada que mantinham nas residência, sendo que o valor correspondia a um cruzeiro por bico de luz. Naquela época não existiam eletrodomésticos, pois a energia era fraca, de cor amarelada, incapaz de funcionar um motor. Assim, a comunidade só dispunha de uma televisão ligada à bateria, de propriedade do senhor Aristides Paganella. Os rádios funcionavam à pilha e quem tinha geladeira, a mesma era a gás ou a querosene.
Para a implantação desta usina, o senhor Bernardo Pereira comprou o gerador, sendo então o proprietário. Mais tarde ele vendeu para o senhor João Leite do Prado. O responsável pelo ligamento e desligamento do motor e fechamento das comportas era o senhor João Bernardo Borges, o qual ainda habita em Pinhal da Serra e pôde nos contar a história da usina. Segundo ele, a luz era ligada às dezoito horas e desligada às vinte e duas horas, normalmente, sendo que em época de cheias, quando chovia bastante, o reservatório ficava cheio era possível deixar a luz ligada a noite inteira.
A usina do Arroio do Engenho abasteceu a comunidade pinhalense até a década de oitenta (1984), quando foi instalada a luz da Rio Grande Energia. Com certeza não era tão potente quanto a que temos hoje, mas muito contribuiu para a permanência das pessoas na localidade e também representou o aproveitamento da água como recurso, sem prejudicar o meio ambiente.
Texto produzido pelos alunos
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