segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SEMANA DA ÁRVORE

ALUNOS PLANTANDO ÁRVORES NO PÁTIO DA ESCOLA(DIA 21-09-09), COM A COLABORAÇÀO DA EMATER
MOSTRA REALIZADA EM FRENTE A PREFEITURA, PELA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
SÀO PAULO DE TARSO-PINHAL DA SERRA-RS

RESULTADO DA ARRECADAÇÃO DE PILHAS, NA GINCANA -REALIZADA
PELOS ALUNOS DA TURMA 221-ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
SÀO PAULO DE TARSO
TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DA ESCOLA
RECICLANDO LATAS, VIDROS E PLÁSTICOS
TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS SOBRE A NATUREZA
ALUNOS EM VISITA A EXPOSIÇÀO REALIZADA
JUNTO A PREFEITURA MUNICIPAL DE
PINHAL DA SERRA- RS ( SÁBADO DIA 26-09-09)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

NOSSAS FESTAS FARROUPILHA

HISTORICO DAS FESTAS FARROUPILHAS DE PINHAL DA SERRA
PRIMEIRA FESTA - 1969
A primeira Festa Farroupilha, em Pinhal da Serra, foi realizada em 1969. A idéia da realizaçào de uma "Festa Farroupilha", surgiu de uma conversa entre amigos, no Bar do Sr. Otacilio Pessoa, por ocasiào de uma discussào sobre as dificuldades financeiras que o Grupo escolar São Paulo de tarso e o esporte Clube Uniào da Serra vinham enfrentando. Faziam parte desta uniào, o professor José de oliveira e Silva e o sr. Luiz Gabriel Giordano presidente do CPM, representando o grupo escolar e o sr. Nelson Hoffman, presidente do esporte clube Uniào.
Após lançamento da idéia, fez-se uma reunião com as liderenças da comunidade de pinhal da Serra, onde todos foram convidados a participar e a colaborar na organizacào da Festa. A Invernada de Laçadores Lenço colorado, através de seu patrão sr. Francisco Mendes de Lima, fez parte da comissão organizadora da festa.
Um dos destaques da Primeira Festa farroupilha, foi a intensa participação da comunidade local, onde demonstrou o maior interesse durante a organizaçào e realizaçào da mesma que no final, viu seu esforço recompensado trazendo um grande incentivo para festas posteriores. faziam parte da programaçào da festa, desfiles, apresentaçoes artisticas e no encerramento, baile.
SEGUNDA FESTA FARROUPILHA DE PINHAL DA SERRA
realizada em setembro de 1970-
Fizeram parte da organizaçào da festa a direçào do Grupo Escolar São Paulo de Tarso, o esporte Clube uniào da Serra e a Invernada de Laçadores Lenço Colorado, sendo coordenador da festa o professor José de Oliveira e Silva.
A programaçào foi mais ampla, onde foi proferida uma palestra sobre o tradicionalismo gaúcho, apresentaçoes artísticas locais com cantores, declamadores e humoristas. Apresentáçào da Peça "Bumba Meu boi", penca de gatos, acampamentos, alvoradas, desfiles de escolas, cavalarianos, tropilhas, carro de boi, bloco de farrapos e uma Missa em acão de Graças . Realizou-se também um Baile de encerramento da festa.
TERCEIRA FESTA FARROUPILHA DE PINHAL DA SERRA
Realizada em setembro de 1971.
Participação do grupo Escolar São Paulo de Tarso, esporte Clube União da Serra, invernada de Laçadores e CTGs convidados e, como não poderia ficar de fora, a comunidade de Pinhal da Serra.
A programação foi ampla, houve palestras com pessoas convidadas, conhecedoras do tradicionalismo, apresentaçoes artísticas, acampamentos, desfiles, alvoradas e Missa em Ação de Graças. O encerramento com um grandioso baile.
QUARTA FESTA FARROUPILHA DE PINHAL DA SERRA
REALIZADA EM SETEMBRO DE 1972
Festa realizada pelo Grupo escolar São Paulo de Tarso, cujo diretor na época era o senhor José de oliveira e Silva. contou com a participaçào da comunidade local e pessoas da região que vieram prestigiar o evento.
Devido a aceitação das festas anteriores, novas idéias surgiram e nesta festa foi eleita a primeira rainha e Princesas da festa farroupilha de Pinhal da Serra. na oportunidade foi eleita como rainha da festa a senhorita Helena Gallio.
Seguiu-se as programaçòes das festas anteriores e todas as atividades desenvolvidas foram de pleno êxito, deixando sempre um convite para as próximas festas.
QUINTA FESTA FARROUPILHA DE PINHAL DA SERRA
SETEMBRO DE 1973
Foi promovida Grupo Escolar São Paulo de Tarso.
Como neste ano, o municipio de Esmeralda completava o seu décimo aniversário, o Prefeito Municipal de Esmeralda, sr. irineu Nery da Luz, não mediu esforços, e foi comemorado juntamente com a data farroupilha, o 10 aniversário de Esmeralda, em Pinhal da Serra.
A Programaçào foi intensificada e contou com a participaçào de todas as escolas municipais do segundo distrito, Grupo escolar São Paulo de Tarso e escola rurtal São jorge. O destaque deste desfile foi a premiação das escolas que melhor se apresentaram. Foram distribuidos premios, somando um valor de CR$ 1.075,00.
Faziam parte do segundo distrito as seguin tes escolas municipais: E.M.Bernardo Pessoa, E.M.Epitácio Pessoa, E.M.Getúlio vargas, E.M.Santa Catarina, E.M.Miguel Couto, E.M.João Pessoa, E.M.Dom Vital de Oliveira, E.M.Santo Antonio, E.M.São Nicolau, E.M.São Jorge, E.M.São Pio X, E.M.Osvaldo Cruz. Houve uma participaçào de 687 alunos neste desfile.
Os carros alegóricos tinham os seguintes temas:
-Primeira Missa no Brasil, carro representando a E.M.Getúlio vargas da capela São Cristóvão e da madereiraa Calvino Matté.
-Extração e industrialização da madeira da madereira Zanotto;
-Extraçào e industrializaçào da madeira da madereira Irmãos Gallio;
-Avião 14 Bis, do grupo escolar São Paulo de Tarso e madereira Virgilio nascimento e filho.
- Lenda do negrinho do pastoreio da madereira Virgilio Nascimento e filho.
-Galpão campeiro do grupo escolar São Paulo de Tarso;
-Galpão campeiro da Inspetoria Municipal de esmeralda, que contou com 6 carros.
Desfilaram ainda diversos carros de bois e muares representando as escolas municipais, dois carros de madeira da madereira Calvino Matté com representaçòes gauchescas típicas. Cavalarianos, patronagem de CTGs, invernadas de laçadores:Lenço colorado, Saboreando o chimarrão, Mate Amargo, Lenço Branco,etc. Uma tropilha de cargueiros, organizada pelos senhores Alcino Martins, João maria Pinheiro e companheiros. O encerramento do desfile foi celebrado com uma missa em Açào de Graças.
A noite, encerrando a festa, houve um grande baile, onde foram eleitas as rainhas e princesas da festa. Foi eleita rainha da festa a senhorita Valdira das Graças Marques da Silveira e como princesas as senhoritas Terezinha rodrigues de Souza e Marilene Melo da Silva.
Estes dados foram tetirados do jornal da cidade de vacaria e entrevistas com pessoas da comunidade.
SEXTA FESTA FARROUPILHA DE PINHAL DA SERRA
SETEMBRO DE 1974
A diretora do Grupo escolar São Paulo de Tarso, na época era Marinês Molinari.
Nesta festa seguiu-se uma programação normal, onde contou-se com a participação de palestrantes, tertúlias, acampamentos, apresentaçoes artisticas, apresentações de invernadas artísticas da cidade de vacaria, desfiles das escolas do segundo distrito de Esmeralda(atual municipio de Pinhal da Serra), missa e baile com a escolha da rainha e princesas da festa.
SÉTIMA FESTA FARROUPILHA DE
PINHAL DA SERRA
SETEMBRO DE 1975
Diretor do Grupo Escolar São Paulo de Tarso na oportunidade, a professora Erita Ferreira.
Prefeito Municipal de Esmeralda:Iirineu Nnery da luz
Seguiu-se a programação das festas anteriores, com acampamentos, alvoradas, tertúlias, apresentaçoes artisticas locais e do municipio, palestras. o desfile das escolas, este ano, contou com a participação da Banda e alunos do colégio Estadual de Esmeralda, com apresentaçoes de atletismo.
OITAVA FESTA FARROUPILHA DE
PINHAL DA SERRA
SETEMBRO DE 1976
Esta festa também foi organizada pelo Grupo escolar São Paulo de Tarso.
Prefeito Municipal de Esmeralda: Irineu Nery da Luz (Pinhal da Serra pertencia ao 2 distrito de Esmeralda na época).
Dentre a programaçào, verifica-se as mesmas já realizadas em festas anteriores. Realizou-se aqui uma sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores com Palestra proferida por pessoas convidadas.
Neste ano oficializou-se a realização das FESTAS FARROUPILHAS - FICANDO DETERMINADO QUE APARTIR DESTE ANO SERIA REALIZADA: Um ano em pinhal da Serra, sede do segundo distrito de Esmeralda e um ano na cidade de Esmeralda. Na sede do municipio, e que teria a coordenaçào do CTG Pioneiros do Laço da cidade de Esmeralda.
NONA FESTA FARROUPILHA DE PINHAL DA SERRA
SETEMBRO DE 1978
Diretora da Escola Estadual São Paulo de tarso na época: Marlene Teresinha Marques da Silveira
A organização da festa Farroupilha ficou sob a coordenaçao da Escola e professores, com a participação da comunidade.
A abertura da festa contou com o acendimento da Chma Crioula, acampamentos, tertúlias, declamação, apresentaçoes artisticas locais e de convidados, café crioulo (de chaleira), caça ao galo, cavalhada sob o comando do senhor Adelino paganella e Heitor Silveira dos Santos. Desfile das Escolas do segundo distrito de Esmeralda e carros alegóricos. No encerramento da programaçào, aconteceu a Missa Crioula, celebrada pelo frei Bonifácio Bianqui e a noite baile com a eleiçAo da rainha da festa: Naira Nesi Almeida da Costa e princesas: Marisa Kramer e Marisa Giordano da Costa.
-------------------------------
DÉCIMA FESTA FARROUPILHA - PINHAL DA SERRA
SETEMBRO DE 1980
Diretor da escola na época: João Rubens da Costa
Presidente do CPM da escola: Adelino Paganella
Programação: Acendimento da chama crioula, Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Esmeralda, palestra com o dr. luis Carlos da Costa.
Acampamentos com a participaçào de CTGs de Esmeralda(CTG Pioneiros do Laço e Potreiro de Guachos), Invernadas de Laçadores do segundo distrito; galpão campeiro da escola Estadual São Paulo de tarso.
Seguiu-se a programação das Festas anteriores, porém não houve o tradicional desfile de rua, devido ao mau tempo que se fez no dia programada para o desfile.
Houve missa Crioula no salão da comunidade e a noite baile com escolha da rainha da festa, senhorita Ivanete Silveira; Primeira Princesa: Ieda Pereira da Silva e segunda princesa: Joana Almeri Vieira.
DÉCIMA PRIMEIRA FESTA FARROUPILHA DE PINHAL DA SERRA
SETEMBRO DE 1982
Foi organziada pela Escola estadual São Paulo de Tarso que contava como diretor o prof. João Rubens da Costa.
Presidente do CPM da escola, senhor Adelino Paganella.
Esta Festa contou como sempre, com a participaçào da comunidade local e a colaboração da Prefeitura Municipal de Esmeralda, Prefeito Dr. Orly labart Alves.
No sábado aconteceu a chegada da Chama Crioula e à tarde a Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Esmeralda com a palestra sobre a data Farroupilha.
Teve acampamentos, tertúlias, apresentaçoes artisticas.
No domingo, seguiu-se a programaaçào normal com acendimento da Chama crioula, Hasteamento dos Pavilhoes.
À tarde aconteceu apenas o desfile de cavalarianos e de bubalinos, por causa do mau tempo, dentre os festejos também teve a caça ao galo enterrado, a caça ao galo feita por cavalarianos. Contou-se com a participaçao do grupo de jovens da comunidade e a EMATER.
---------------------------
-2009-
Festa Farroupilha 2009
Pinhal da Serra

carro Alegórico da Escola Estadual de Ensino Médio São Paulo de Tarso

ENTIDADE: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO PAULO DE TARSO
TEMA DO CARRO: ACAMPAMENTO CAMPEIRO
DESCRIÇÃO DO TEMA
A história do Rio Grande do Sul é cheia de ricos episódios,repleta de fatos memoráveis, que quando se fala da vida política do Rio Grande, é inevitável dizer que muitos heróis não desaparecem da lembrança de seu povo, nem morrem na voragem inexorável do tempo porque deixaram gravados perenemente os ideais de igualdade, justiça e liberdade.Cada pedaço deste chão sagrado, assim como cada gaúcho, é considerado parte da história do nosso Estado. Pinhal da Serra também faz parte da história gaúcha. Consequentemente, os personagens da história do Pinhal são personagens da história do nosso amado Rio Grande.Partindo dessa concepção a Escola Estadual de Ensino Médio São Paulo de tarso homenageia através deste acampamento campeiro, um colega que com sua garra contribuiu para mudar a História da escola,deste lugar, da região, do nosso Estado: Antonio Giordano da Costa.Natural desta terra, nascido em 27/12/55, na sua breve trajetória terrena, que findou em junho de 2008. Passou de um simples cidadão, a professor desta escola, secretário, vice-diretor e diretor, mas acima de tudo um batalhador por condições melhores para a educação da população, com objetivos definidos, como por exemplo na luta pelo funcionamento do ensino médio na Escola.Tradição e cultura também estiveram sempre presentes na sua luta, com relevantes serviços prestados, como a transformação da Invernada de Laçadores Lenço Colorado em CTG e a divulgação da cultura local pelo Estado afora. Um grande incentivador e participante dos acampamentos campeiros, festas farroupilhas e torneios de laços.Outro marco de sua existência foi a emancipação e a instalação do município de Pinhal da Serra, o que só foi possível com muita persistência, luta, trabalho e coragem.Como reconhecimento deste trabalho, foi eleito e reeleito Prefeito Municipal, tendo oportunidade de ampliar sua área de atuação e lutar por interesses mais abrangentes.Como grande político, lutador pelos seus ideais, deixou conquistas , amigos, familiares e o município de Pinhal da Serra. Com certeza, teria muito a contribuir.. Passou de peão a líder reconhecido.Um verdadeiro herói que fará sempre parte da nossa história ! E para sempre fará parte de nossa história.
RESPONSAVEL: Orilda Salete Melo da Silva- diretora da escola


detalhes dos objetos apresentados no acampamento

detalhes do acampamento campeiro do carro da escola
Nos tempos antigos se guardava o leite na guampa, pois naqueles tempos nào se tinha a geladeira - (detalhes )


FESTA FARROUPILHA - 2010

FOI REALIZADA NO DIA 14 DE SETEMBRO, NO PARQUE JOÀO FERREIRA DOS SANTOS, UMA MISSA CRIOULA NA ABERTURA DAS TERTÚLIAS DOS FESTEJOS DE 2010.



Estudando o Ambiente







NOSSO AMBIENTE É REALMENTE MARAVILHOSO. sEUS ASPECTOS SAO ARTES QUE SOMENTE A NATUREZA É CAPAZ DE DESENHAR.



IMAGENS DO RIO PELOTAS - LOCAL DA
USINA HIDRELÉTRICA BARRA GRANDE EM PINHAL DA SERRA -RS



Imagens do rio pelotas no dia 28 de setembro de 2009 - dia de muita chuva
Usina Hidrelétrica Barra Grande -

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1.0. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1.1. Escola : E.E. E. Médio São Paulo De Tarso
1.2. Endereço: Rua Natalino Giordano, 1551- Fone (54) 616 2009
1.3. Município : Pinhal Da Serra
1.4. Coordenadoria de Educação: 23ª
1.5. Diretor: Ademar L.
1.6. Coordenação do Projeto : Clarice K e Sandra A.
1.7. Nível de Ensino : Ensino Fundamental – séries finais
1.8. Data: junho, 2004.

2.0. TEMA
O NOSSO LIXO É UM LUXO

2.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
O LIXO NA ESCOLA

3.0. OBJETIVOS
Ø Conscientizar alunos, professores e funcionários que o lixo é um conjunto de resíduos sólidos feitos de materiais que podem ser aproveitados para economizar os recursos naturais;
Ø Conhecer os ciclos que a natureza dispõe, onde nada se cria, nada se perde, tudo se transforma;
Ø Sensibilizar os alunos da necessidade de conservar a natureza, mantendo a escola limpa;
Ø Aprender a reciclar o papel, confeccionando cartões e cartazes;
Ø Pesquisar a fabricação do papel, a quantidade de árvores necessárias para a fabricação do papel;
Ø Visitar uma fábrica de celulose, conhecendo como é fabricado o papel;
Ø Conhecer os símbolos de reciclagem usados no mundo inteiro;
Ø Envolver a comunidade escolar no projeto com a finalidade de manter as residências e a escola limpas;
Ø Embelezar a escola através de uma coleta seletiva de lixo, realizada na própria escola, não depositando qualquer espécie de lixo no pátio da escola.
Ø Oportunizar a realização de oficinas de serigrafia (seu Jairo-polícia fez), estética(unhas, banho de creme nos cabelos), sabão caseiro com o dinheiro arrecadado com a comercialização do lixo;
Ø Realizar gincanas envolvendo toda a comunidade estudantil.
Ø Comercializar o lixo selecionado, empregando os recursos na própria escola através da participação direta dos alunos.- foi comprado aparelho de som , construído outro parquinho para as crianças, construído armários,bancos ao redor da escola, comprado cadernos e lápis para os carentes.
4.0. JUSTIFICATIVA
“ A natureza não conhece o significado da palavra resíduo.”
(Autor desconhecido)
“ Nada é mais imperativo e urgente do que inverter este processo de morte da vida natural, desencadeando uma terceira revolução, a ecológica, para que a vida sobreviva.” Darcy Ribeiro
Tendo em vista que o lixo é um conjunto de resíduos provenientes de várias fontes, relacionado com as diferentes atividades do homem em seu dia-a-dia, o qual produz diferentes resíduos na forma sólida, líquida e gasosa, sendo que nem todo o lixo é coletado, sendo depositado, irresponsavelmente, na terra, nos rios, córregos ou mesmo depositado em lixões. Sabemos que toda e qualquer estratégia que não envolva diretamente a escola, tende ao fracasso, pois esta que é uma entidade fomentadora de idéias, sendo, portanto, indiretamente responsável por ações de conscientização e preservação do meio ambiente, a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Assim, compete a nós, educadores buscarmos propostas onde a defesa ecológica do nosso meio ambiente seja sempre reconhecida como compromisso primordial da educação.
AREAS ENVOLVIDAS
Ø Agricultura
Ø Artes
Ø Língua Portuguesa
Ø Ciências Naturais
Ø Geografia
Ø Educação Religiosa
CONTEÚDOS

Ø Agricultura
Compostagem
Reunir o lixo orgânico e depositá-lo na horta, realizando a compostagem;
Selecionar o lixo sólido em embalagens adequadas para ser reciclado ou comercializado pela escola.
Estudar os símbolos de reciclagem presentes nas embalagens.
Promover campanhas em nível da escola e município.
Ø Artes
Reciclagem do papel
Confecção de cartazes, placas
Confeccionar e pintar lixeiras

Ø Língua Portuguesa
Estudo de textos integrados com ciências
Debates
Descrição do ambiente
Textos informativos sobre o lixo.

Ø Ciências
Problemas do lixo, considerando sua disposição e destino
Tempo de decomposição de diferentes materiais
Conservação da terra e de seus mananciais
Doenças causadas pelo lixo

Ø Geografia
Passeio pelas ruas, observando a disposição do lixo,
Realizar o mapeamento dos lugares mais sujos
Formas para manter o ambiente limpo
Produção de celulose

Ø Educação Religiosa-
Carta da Terra
Amor à natureza
O lixo e sua relação com a água

ATIVIDADE DE LANÇAMENTO

Passeio pelo pátio da escola e pelas ruas, observando a disposição do lixo.
Reunião do Círculo de Pais e Mestres, na qual foi explanado o problema do lixo a toda comunidade escolar, lançando o projeto.

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Ø Passeio pelas ruas próximas à escola
Ø Uso da compostagem
Ø Pesquisa sobre os tipos de lixo produzido na comunidade escolar, realizando a classificação em seco e orgânico; tipos de lixo( doméstico, hospitalar,etc)
Ø Simbologia existente nas embalagens
Ø Período para decomposição do lixo
Ø Lixo e contaminação dos mananciais
Ø Seleção e classificação do lixo
Ø Doenças causadas pelo lixo;
Ø Cálculos e problemas matemáticos;
Ø Textos: ( leitura, interpretação, produção textual)
Ø Trabalhos artesanais com materiais reaproveitados ou reciclados
Ø Estudo do ambiente onde moramos, com mapeamento dos locais onde há maior depósito de lixo
Ø Construção de tabelas
Ø Conservação da natureza, considerando os ciclos normais para decomposição do lixo
Ø Carta da Terra
Ø Reciclagem do papel
Ø Visita a uma fábrica de celulose- Cambará do Sul
Ø Confecção de cartazes, placas, panfletos para distribuição na comunidade
Ø Confecção de lixeiras
Ø Formas para preservação do ambiente
Ø Aquisição de sementes para horta através da venda do sabão produzido nas oficinas;
Ø Realização de oficinas de estética e de higiene pessoal, nas quais os alunos realizaram manicure, tratamento capilar, serigrafias em camisetas, aprenderam a fazer sabão caseiro, entre outras oficinas.
Ø Realização de uma gincana , envolvendo o tema do lixo e da água.
Observação : O lixo arrecadado na gincana foi comercializado, totalizando R$ 2.600,00, sendo os recursos serão aplicados na escola através de um orçamento participativo feito com os alunos da Educação Infantil a 8 ª série.



RECURSOS
Embalagens para separar o lixo
Lixo
Recursos humanos: professores, funcionários, alunos, pais
Lixeiras dispostas em diversos locais
Textos, revistas, jornais
Material de uso comum
Informativo do município
Cartazes, faixas, etc
O recurso essencial para o desenvolvimento deste projeto é o comprometimento dos alunos, professores, buscando a conscientização de toda a comunidade.

PRODUTO FINAL
Realizar uma campanha para coleta seletiva do lixo, envolvendo a família do educando e toda a comunidade, a partir de uma visita nas famílias com distribuição de panfletos, sendo a escola a receptora do material, realizando a seleção e a comercialização do lixo, empregando em interesses do educando.


BIBLIOGRAFIA
Revista SUPERINTERESSANTE, setembro de 2000- Nada se perde
LUZ, Sônia Regina Delary. Educação Ambiental na Família e na Escola- Conhecer para amar e proteger. LEW, 2ª edição, Tapera-RS, 2003.
Caderno Pedagógico Meio Ambiente: Problemas que precisamos resolver. Programa de Educação Ambiental Formal. URI- Campus de Erechim


RESGATE HISTÓRICO DO RIO “ARROIO DO ENGENHO” NO MUNICÍPIO
DE PINHAL DA SERRA




APRESENTANDO:

CLARÍCE





REGIÃO DO ESTUDO
1- MUNICÍPIO:
PINHAL DA SERRA-RS
Aproximadamente: 3.000 Habitantes
2- ESCOLAS ENVOLVIDAS:
Este projeto integrou 03 escolas estaduais e 04 municipais.

3- PÚBLICO
O trabalho contou com a participação de 10 professores da rede municipal e 20 da rede estadual, integrando 396 alunos.


OBJETIVOS
Ø Resgatar e registrar a história dos diversos usos do rio no passado, contrapondo com os dias atuais;
Ø Construir conhecimentos em torno das inter-relações existentes entre o homem e natureza;
Ø Identificar as interferências antrópicas que influenciaram na qualidade da água do rio;
Ø Sensibilizar a comunidade local, a fim de conservar e proteger este ecossistema


PLANEJAMENTO DO PROJETO

Fig. Grupo de Professores da Escola São Paulo de Tarso reunidos a fim de planejarem as atividades do projeto

O trabalho em torno do projeto procurou envolver as diversas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Artes, História e Geografia, integrando professores das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.


PRINCIPAIS ATIVIDADES

Os alunos realizaram uma visita a um trecho do rio
Identificaram a flora da região
Os Alunos construiram uma maquete
Resgate da história dos moinhos que funcionavam com a força da água
Alunos visitaram o antigo moinho

CULMINÂNCIA DO PROJETO

Alunos produzindo os textos para o elaboração do livro

FRUTOS DO TRABALHO

A execução do projeto colaborou para:

Ø O registro sistemático da história do rio, através da produção do livro “ARROIO DO ENGENHO- Um passado que construiu o presente” , destacando-se a história dos tanques das serrarias, da usina- a geração de energia- , dos moinhos e também um capítulo sobre outros fatos históricos do município;

Ø A valorização deste rio a partir do seu passado, o que hoje ele representa e no que poderá se transformar no futuro, como uma área de lazer, um cartão-postal do município;

Ø Conscientização frente aos problemas de poluição das águas do rio.



.............................ANEXO 6- RELATÓRIOS DA PESQUISA

Relatórios elaborados pelos grupos sob a orientação da professora Sirlene, com a revisão da professora Clarice, envolvendo as disciplinas de história e língua portuguesa.
USINA
O Arroio do Engenho, há tempos atrás, dispunha de uma usina que produzia energia elétrica para a população do Pinhal da Serra. Segundo depoimentos do senhor José Adib, João Bernardo e Natalino Nunes.
A Usina de Pinhal da Serra, embora haja certas divergências, começou a funcionar depois de 1943 e antes de 1950, mas provavelmente em 1948. A energia era gerada através de uma turbina e um gerador instalados numa área mais baixa do rio. Para represar a água foi construída uma barragem de pedras, com um desvio de mais ou menos 150 metros. Todas as noites o cano era aberto e então a força da água girava a turbina com bastante força, que com a ajuda de uma correia girava uma pulia no gerador trifásico, o qual por sua vez gerava a energia, chegando até as casas através de postes e fios elétricos, atendendo quase todas as casas da Vila de Pinhal da Serra.
Os habitantes da cidade pagavam a energia por lâmpada que mantinham nas residência, sendo que o valor correspondia a um cruzeiro por bico de luz. Naquela época não existiam eletrodomésticos, pois a energia era fraca, de cor amarelada, incapaz de funcionar um motor. Assim, a comunidade só dispunha de uma televisão ligada à bateria, de propriedade do senhor Aristides Paganella. Os rádios funcionavam à pilha e quem tinha geladeira, a mesma era a gás ou a querosene.
Para a implantação desta usina, o senhor Bernardo Pereira comprou o gerador, sendo então o proprietário. Mais tarde ele vendeu para o senhor João Leite do Prado. O responsável pelo ligamento e desligamento do motor e fechamento das comportas era o senhor João Bernardo Borges, o qual ainda habita em Pinhal da Serra e pôde nos contar a história da usina. Segundo ele, a luz era ligada às dezoito horas e desligada às vinte e duas horas, normalmente, sendo que em época de cheias, quando chovia bastante, o reservatório ficava cheio era possível deixar a luz ligada a noite inteira.
A usina do Arroio do Engenho abasteceu a comunidade pinhalense até a década de oitenta (1984), quando foi instalada a luz da Rio Grande Energia. Com certeza não era tão potente quanto a que temos hoje, mas muito contribuiu para a permanência das pessoas na localidade e também representou o aproveitamento da água como recurso, sem prejudicar o meio ambiente.

Texto produzido pelos alunos























































sexta-feira, 4 de setembro de 2009

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O BOSQUE




A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO-CONTA COM UM BOSQUE NO PÁTIO DA ESCOLA, COM UM TOTAL DE 69 ESPÉCIES VEGETAIS NATIVAS DA REGIÀO. ESTE BOSQUE É DE RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS DA TURMA 161-2009. ESTA TURMA VEM CUIDANDO DO BOSQUE DESDE O ANO DE 2007.

mapa inicial do bosque


BOSQUE RECANTO DA NATUREZA

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
1.1.Escola Estadual de Ensino Médio São Paulo de Tarso
1.2.Localidade: Pinhal da Serra – RS
1.3.Turma: 152 - ano letivo : 2008
1.3.Data da Demarcação do Bosque: Julho de 2007
1.4.Data do Plantio das árvores: 09 de Agosto de 2007
1.5.Professores Responsáveis: Sirlene K. – Elvis B.
1.6. Professores Ajudantes: Demais Professores da Turma
1.7.Quantidade de mudas plantadas: 39
1.8. Número de Espécies plantadas: 39 (1º ano:2007 )
1.9. ampliação do bosque: 18 de setembro de 2008.
1.10. n. de espécies plantadas na ampliação junto ao bosque: 19 espécies
1.9. Engenheiro Responsável pelo Projeto: Perin

Observação:
Espécies replantadas em 18/09/2008:
n. 22- n. 9- n.12 - n. 14-n.26- n.4

Atividades Recomendadas:
cuidados para o mês de Junho: adubação orgânica em todas as mudas

3. ESPÉCIES PLANTADAS em 2007.
01 -Ipê Roxo
02- Paineira
03- Ipê Amarelo - REPLANTADO
04 - Sete Capotes
05- Coqueiro
06 - Araçá
07- Caroba
08 -Jaborandi –
09- Corticeira-da-serra REPLANTAD
10 -Canela Sassafraz
11 -Guabiroba Amarela
12-Bago-de-Morcego- REPLANTADO
13-Ingá Feijão
14- Bracatinga- REPLANTADA
15 -Guabiroba Branca
16-Uvaia
17-Guajuvira
18- Quebra machado
19 -Jabuticaba
20-Capororoca
21- Tarumã
22 -Espinheira Santa- REPLANTADA
23-Ingá Macaco ou Beira Rio
24 -Espora de Galo
25- Angico vermelho
26- Cabriúva REPLANTADA
27- Cana Fístula
28- Tarumaí
29- Louro Pardo
30- Cedro
31- Araticum
32-Pitanga
33-Alecrim do mato
34-Canela do Brejo
35- Vacum
36- Canela Amarela
37- Canjerana
38- Cereja -
39 -Guabiju
NOVAS plantadas em 18/9/2008
40 -caliandra
41 -Canela guaicá
42 -Mamica-de-cadela
43 -Catiguá
44 -Tanheiro
45 -Grápia
46 -Rabo-de-bugio amarelo
47 -Açoita-cavalo
48 -Timbó
49 -Cambuatã vermelho
50 -Taiúva – tajuva
51 -Chá-de-bugre
52-Cocão
53-Vassourinha
54-Rabo-de-bugio branco
55 -Canela imbúia
56 -Camboatã branco
57 -Umbuzeiro
58 -Timbaúva